Minha lista de blogs

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TUDO SOBRE CABELO>>>Mitos e verdades.




1-A chapinha não danifica o cabelo

Mito. As altas temperaturas (cerca de 190 graus) podem degradar as proteínas do fio e os danos causados são difíceis de serem reparados. O ideal é diminuir sua freqüência de uso, tentar colocar uma temperatura mais baixa e sempre aplicar antes um creme protetor nos fios.----2---A chapinha deve sempre ser feita em cabelos secos.

Verdade. Embora existam algumas chapinhas para cabelos úmidos, é mais adequado utilizá-las nos fios completamente secos para diminuir os riscos de danos. --3---Quem faz escova progressiva ou alisamento precisa de cuidados especiais para os fios.

Verdade. A escova progressiva e os alisamentos são processos químicos que agridem os fios e por isso recomenda-se a utilização de produtos além do shampoo e condicionador. O ideal é fazer uma boa hidratação semanal com uma máscara de tratamento e utilizar um creme protetor sem enxágüe do tipo leave in. --4----Não existe diferença entre escova progressiva e escova definitiva.

Mito. A escova progressiva é menos agressiva para os cabelos do que a escova definitiva. Porém, os efeitos conseguidos pela escova progressiva têm a duração menor e os cabelos podem voltar a sua forma anterior. Já cabelos alisados com escova definitiva não retornam a forma anterior. ----5-----Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos, causando queda dos fios?

Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda. ---6-----Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos. ---7----Caspa é sinal de sujeira?

Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica. Não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene. ---8----Seborréia e caspa não têm cura?

Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos. ---9----Usar boné faz cair os cabelos?

Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas usá-lo o dia inteiro, por exemplo, pode desencadear a dermatite seborréica, que favorece a queda dos fios. ---10-----Condicionador pode causar a queda dos cabelos?

Mito. O ideal, para pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, é evitar o uso do condicionador no couro cabeludo, aplicando-o apenas nos fios, pois o produto pode agravar a dermatite e favorecer a queda. ---11-----O uso freqüente de tintura pode estragar os cabelos?

Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio, causando a perda do brilho e da resistência. ----12----O uso freqüente de tintura faz cair os cabelos?

Mito. O uso da tintura afeta apenas a haste do fio, não interfere na raiz do pêlo, responsável pelo seu crescimento. ---13----Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?

Mito. Não há o menor problema estar e lavar os cabelos, pois não causa absolutamente nenhum mal à saúde. -----14-----Cortar o cabelo, estando a cliente ou a cabeleireira menstruada, pode deixá-lo com fios grossos, queda acentuada ou até mudar o tipo do cabelo – de lisos para cacheados e vice-versa?

Mito. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar os fios não interfere no crescimento do cabelo nem provoca a sua alteração. ------15----Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido. -----16-----É normal os cabelos caírem após o parto?

Verdade. Cerca de quatro meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Este processo chama-se eflúvio telógeno. Os cabelos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo. ----17----Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?

Mito. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. ---18----Não secar os cabelos após o banho causa queda?

Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam calvos. ----19----Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento. A crença vem da correlação com a poda das plantas. No entanto, os galhos das plantas são vivos, e o fio do cabelo é composto por células já mortas. ---20-----Calvície tem tratamento?

Verdade. Já existe um tratamento com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e até mesmo fazê-los crescer novamente. essas são as dicas. beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário