Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tomar cerveja com moderação pode fazer bem aos ossos, diz estudo Pesquisa diz que bebida é fonte importante de silício, que fortalece estrutura.Apesa



Tomar cerveja com moderação
pode fazer bem aos ossos, diz estudo

Pesquisa diz que bebida é fonte importante de silício, que fortalece estrutura...Apesar do estudo, médicos dizem que população não
deve aumentar consumo de cerveja para fortalecer os ossosA cerveja pode ser um terror para a barriga, mas também um "remédio" para os ossos, tornando-os mais fortes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que apontam que a bebida é uma fonte significativa de silício, um componente importante para a manutenção da densidade dos ossos. Com isso, as pessoas sofreriam menos de doenças como a osteoporose.

Os pesquisadores analisaram o processo de produção de cerveja comercial para determinar a relação entre os métodos de fabricação e a quantidade de silício existente em cada tipo da bebida. Essa substância, dizem os cientistas, é importante para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo – a cerveja aparece como uma fonte importante do silício, que está principalmente na cevada, dizem.os pesquisadores.

– Baseado nessas descobertas, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose.

No estudo foram analisadas cem marcas comerciais de cerveja – os técnicos acharam concentrações de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56 miligramas por litro. Essa quantidade depende do tipo da bebida.Apesar disso, há cientistas que não recomendam que as pessoas aumentem a dose de cerveja consumida, já que ela causa problemas também. Claire Bowring, da Sociedade Nacional para a Osteoporose da Inglaterra, disse ao jornal Daily Telegraph que, apesar de pequenas quantidades de álcool fazerem bem aos ossos, doses maiores da bebida fazem com que eles percam a força e fiquem mais sujeitos a fraturas.

– Há também muitos problemas de saúde relacionados ao álcool e que não podem ser ignorados.....Beber cerveja regularmente reduz o estresse, diz estudo

Ratos que tomaram quantidade adequada da bebida ficaram menos estressados..............Pesquisadores dizem que "consumo responsável" de cerveja
representa duas latas por dia, algo em torno de 0,7 litro.................O consumo regular e responsável de cerveja diminui o estresse e melhora a eficiência do metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso corpo) em dietas ricas em gordura. A informação é de um estudo apresentado nesta sexta-feira (6) no Chile.

O estudo demonstra que ratos de laboratório que tomaram quantidades de cerveja de acordo com os padrões internacionais de "consumo responsável" ficam menos estressados e metabolizam melhor os carboidratos. Segundo os pesquisadores, para uma pessoa adulta o consumo responsável é de duas latas ou 0,7 litro por dia.

A pesquisa, desenvolvida entre agosto de 2008 e agosto de 2009, foi realizada em Santiago do Chile pelo Instituto de Ciências da Faculdade de Medicina Clínica Alemã-Universidade do Desenvolvimento, liderada por sua diretora, Paulette Conget.

Para avaliar o efeito do estresse sobre os ratos, os pesquisadores deram a um grupo de animais dez gotas diárias de cerveja durante três meses e meio, enquanto outro grupo teve sua dieta normal mantida. Ao passarem por um estresse controlado depois desse período, os ratos que tinham consumido cerveja apresentaram menores níveis de excitação emocional que os que não haviam consumido.

Já para analisar o efeito sobre o metabolismo, alguns ratos foram alimentados com uma dieta normal e outros com uma dieta rica em gordura, e a metade dos indivíduos de cada grupo recebeu dez gotas diárias de cerveja. Os ratos que consumiram a dieta rica em gordura e cerveja subiram menos de peso que aqueles que foram submetidos à mesma dieta, mas não ingeriram essa bebida alcoólica – apesar de o acesso a água e comida ser livre e sua atividade física ser a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário