Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

Tem gente que compra filhotes.



Quando resolvemos ter um cãozinho o que mais queremos é tê-lo em nossas mãos o mais rápido possível, mas esse é um erro que não devemos cometer. Antes de mais nada é preciso pensar que durante 10 ou 15 anos seremos os responsáveis por ele e para que isso aconteça em harmonia precisamos tomar alguns cuidados na compra do filhote. Em primeiro lugar, é preciso escolher a raça sem esquecer que elas apresentam inúmeras variações entre si e não é somente o tamanho do cão que faz a diferença, mas sim o temperamento esperado, nível de atividade da raça, capacidade de aprendizado, tolerância a crianças, capacidade de ficar sozinho durante algum tempo, cuidados especiais com a pelagem, enfim, ao escolher uma raça é necessário que ela seja adequada ao seu ritmo de vida e ao que se espera do cão.

Outro detalhe importante é o pedigree, ele funciona como um RG do cão, nele estarão descritos seus pais, avos e bisavós e através dele podemos ter uma idéia de como vai ser o filhote que estamos comprando em relação ao tipo físico e temperamento. Mas não se esqueça que somente o pedigree não é a garantia de um bom exemplar da raça. Inicie sua procura estudando o padrão da raça para não ficar em dúvida na hora da escolha, caso você goste de um filhote que não seja exatamente como o padrão descreve, você saberá e não se decepcionará depois. Converse sempre com o criador e procure saber quais os cuidados que ele toma com a ninhada como: prevenir doenças hereditárias, vermifugar e vacinar os filhotes com medicamentos de boa qualidade e procedência. Procure sempre ir ao canil conhecer os cães, tente ver se estão com boa aparência e tem bom temperamento e observe também as condições de higiene do local. Ao ver o filhote observe se está com boa aparência e limpo. Ele deve estar gordinho como um todo e não somente na barriga pois isso pode significar presença de vermes, os olhos devem ser brilhantes e a pelagem também e, de preferência, ser brincalhão e não muito assustado, é claro que para isso ele deve estar em um local bem conhecido para ele caso contrario estará assustado mesmo. Para saber se a vacinação está correta peça sempre a carteira de vacinação e verifique se existe nela o nome do veterinário responsável: isso garante o uso de uma boa vacina e, principalmente, de que ela foi aplicada corretamente. Informe-se sobre a alimentação do filhote e os horários que está acostumado a comer. O correto é que o criador esteja usando somente uma ração de boa qualidade. Você só deve comprar o filhote se tiver a certeza que encontrou o que estava procurando.

Chegando em casa lembre-se de que os próximos dias serão difíceis para o cãozinho que foi separado da mãe e dos irmãos e retirado do local onde nasceu e se sentia seguro. Procure manter a alimentação que o filhote estava recebendo no canil e de preferência também os horários, não dê nada de diferente para ele comer, nem que você pense que vai agradar ao filhote pois nessa fase ele estará mais susceptível a quadros de diarréia, vômito e apatia desencadeados pelo stress.

Não leve o filhote a rua e nem deixe que outros cães venham fazer visitas em casa para preservá-lo de doenças até que as vacinas estejam completas. Procure o quanto antes um veterinário para avaliação do filhote e orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário