Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Recordes, Curiosidades e Absurdos Harvard recomenda álcool, café não "A educação é cara, mas mais cara ainda é a ignorância". 1. Harvard, a melhor do









1. Harvard, a melhor do mundo

A Universidade de Harvard é considerada a melhor do mundo, um reconhecimento que foi recentemente endossado pelo tradicional jornal inglês FINANCIAL TIMES que colocou a Harvard da cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos - www.harvard.edu - em primeiro lugar, junto com a Universidade de Cambridge na Inglaterra. As 10 melhores estão citadas abaixo.

Na América Latina a USP é a única que integra a lista das 200 melhores, sendo que a UNICAMP e a UFRJ integram a lista das 300 melhores universidades do mundo.

Veja a lista das 500 melhores universidades no website: http://ed.sjtu.edu.cn/rank/2005/ARWU2005_Top100.htm
World Rank Institution* Region Regional Rank Country National Rank
1 Harvard Univ Americas 1 USA 1
2 Univ Cambridge Europe 1 UK 1
3 Stanford Univ Americas 2 USA 2
4 Univ California - Berkeley Americas 3 USA 3
5 Massachusetts Inst Tech (MIT) Americas 4 USA 4
6 California Inst Tech Americas 5 USA 5
7 Columbia Univ Americas 6 USA 6
8 Princeton Univ Americas 7 USA 7
9 Americas Univ Chicago 8 USA 8
10 Univ Oxford Europe 2 UK 2

2. Pirâmide Alimentar Oficial (USA, 1992)

A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada é difícil e muitas vezes impraticável para a maioria das pessoas. Para ajudar neste sentido, estudos norte-americanos procuraram encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação. A distribuição dos alimentos em forma de pirâmide foi adotada pelo Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) em 1992, depois de se verificar que esse tipo de apresentação é a de mais fácil compreensão e aceitação. As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose. A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.

A recomendação de nutrientes pode variar entre as populações e, por isso, houve a necessidade de ela ser adaptada para a população brasileira visando, principalmente, atingir as recomendações dos macronutrientes que são 50 a 60% do valor de calorias totais ingeridas em um dia (Valor Calórico Total) de carboidratos, 10 a 15% do VCT de proteínas e 20 a 30% do VCT em gorduras. Para que esses valores fossem alcançados, os alimentos foram divididos em 8 grupos e, cada grupo, em porções de alimentos, sendo distribuídos em 4 níveis na pirâmide alimentar.

Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, a medida em que for subindo os níveis na pirâmide, a freqüência ou quantidades dos alimentos devem ser restringidos nas refeições. Cada grupo de alimentos fornece alguns nutrientes, mas não todos os que o organismo necessita; nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o bom funcionamento do corpo é necessário que os alimentos de todos os grupos façam parte do seu plano alimentar.

3. A nova Pirâmide da Harvard (2002)

A Universidade de Harvard, através do famoso Professor Walter Willet, Chefe do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública e Professor de Medicina da Universidade critica severamente a Pirâmide Alimentar acima, elaborada em 1992 e considerada pelo autor como desatualizada.

O autor e seus colegas da famosa Universidade elaboraram uma nova Pirâmide Alimentar (2001), apresentada abaixo, que inclui vitaminas e o consumo de álcool....a pior de todas as drogas da humanidade.

O café é considerado uma bebida segura, mas com o autor considera que o café possui apenas cafeína e rotula a bebida como causadora de dependência, drogadição. O autor parece desconhecer se o álcool causa dependência ou não, um verdadeiro absurdo. E recomenda o consumo diário e moderado de álcool, mas não de café, quando as evidências científicas mostram que o café é muito mais seguro e benéfico para a saúde humana que qualquer bebida alcoólica. Trata-se de uma informação da melhor Universidade de mundo mas que precisa ser contestada veementemente e mesmo criticada até níveis de tribunais, pois se os jovens passarem a tomar vitaminas e bebidas alcoóolicas regularmente em detrimento do café, como recomenda a famosa Harvard, no futuro teremos um mundo de bêbados vitaminados. Um verdadeiro perigo.

Saiba mais sobre o café e o álcool, a maior praga da humanidade, navegando por este website, pois a maioria dos médicos e pesquisadores americanos pouco sabe sobre o café, seus outros compostos bioativos além da cafeína e os benefícios do café para a saúde humana. A educação é cara mais cara ainda é a ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário