Minha lista de blogs

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quem resiste a uma pizza? Confira algumas dicas para se deliciar sem sabotar a dieta



Você sabia que o Brasil é o segundo país consumidor de pizzas, perdendo somente para os Estados Unidos, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (Abraesi)? Se você se encaixa no grupo que aumenta essa estatística, reunimos algumas dicas para se deliciar sem sabotar a dieta. Confira a seguir:

* Prefira pizzas de massa fina, sem bordas recheadas, pois cada borda pode acrescentar até 50 calorias a mais por pedaço!
* Sugiro que o tamanho da pizza seja de acordo com o número de pessoas, não fique com um pizza gigante para somente duas pessoas, escolha uma pizza pequena (normalmente quatro pedaços).
* Recomendo para mulheres de um a dois pedaços de pizza e para homens até três no máximo. Coma devagar, corte em pedaços pequenos e curta o momento!
* Pizza com legumes pode ser saborosa e saudável, que tal experimentar? Não tenha preconceito! Sugiro pizzas com rúcula, escarola, abobrinha, berinjela, champignon,shitakes e palmitos.
* Quanto mais simples a pizza, mais magrinha será: pizza de marguerita, napolitana, atum, com legumes, rúcula e de frango.
* Cuidado com pizzas extremamente recheadas e recheios duplos como calabresa com queijo (se gostar muito de calabresa, coma sem o queijo e esporadicamente). Pizzas de 4 queijos, recheios duplos, com gorgonzola, bacon, devem ser evitadas. Além de engordarem, podem elevar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
* Dispense a sobremesa após a pizza e se contente com um cálice de vinho somente ou um suco light para acompanhar. Água gasosa com limão espremido fica deliciosa.
* A pizza pode causar enxaqueca em pessoas que tiverem alergias - isto se deve a uma substância no queijo amarelo chamada tiramina - fique atento!

Para fazer em casa:

* 1Compre uma massa de pizza pronta (daquelas de supermercado).
* 2Passe um bom molho de tomate (se for fazer em casa: ferva água e coloque tomates para escaldar.Descasque os tomates, bata no liquidificador e refogue numa panela com cebola e alho já dourados, folhas de manjericão e sal).
* 3Cubra com mussarela light (contém menos gordura e sódio em sua composição), rodelas de tomate.
* 4Então use sua imaginação: rodelas de mussarela de búfala, champignon,aspargos, peito de peru picado... Por fim, polvilhe orégano, folhas de manjericão e um fio de azeite.
* 5Asse no forno pré-aquecido e quando o queijo derreter coloque azeitonas pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário