Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quarto de Hospedes ."Onde há lugar no coração, há lugar na casa" (Provérbio Dinamarquês)


Nas casas por onde andei enquanto crescia, sempre encontrei um quarto reservado para receber os amigos – o quarto de hóspede. Naquele tempo, não havia muitos hotéis por aqui, ou nenhum onde valesse a pena hospedar-se. Tínha-se então o hábito, e principalmente a necessidade, de se hospedar em casa de amigos ou de parentes. Claro que ainda podemos agir assim! Muitas vezes até por não querermos abrir mão de ficar mais perto, e mais à vontade, daquelas pessoas queridas, ou também, para economizar despesa com hotel, que sabemos estar pela hora da morte.

Hoje, com as pessoas cada vez mais procurando morar em apartamentos, os espaços ficam cada vez menores e o quarto de hóspede periga tornar-se coisa do passado. Não faz sentido desalojarmos alguém dos seus cantos, quando temos na cidade hotéis e pousadas que atendem a todo gosto e bolso. Entretanto, mesmo assim, sempre chega o momento de sermos hospedes de alguém: casa de praia, de fazenda, etc. Nessas horas, algumas regras de boas maneiras são imprescindíveis para que a estadia seja feliz para todos. Nunca chegue de mãos abanando: presentes para a família, principalmente para as crianças que, certamente, foram desalojadas. Durante a estadia, sempre traga da rua algum mimo diferente: um vinho, umas frutas, flores, chocolates. Os horários da casa devem ser respeitados. Sem esquecer a gorjeta dos empregados, que estarão trabalhando dobrado por sua conta. O quarto de hóspede deverá estar sempre arrumado e o banheiro impecável: nada de calcinhas, cuecas, meias, penduradas no box para secar. Se a cama de hóspede for o sofá da sala, o cuidado deve ser dobrado, portanto, seja sempre o último a ir dormir e o primeiro a levantar para não atrapalhar nem constranger ninguém. Quem mandou não ir para um hotel!?! Ajude nos trabalhos domésticos se não tiver empregados na casa.

Enfim, são muitas as regras de etiqueta para o hóspede, mas, nenhuma que qualquer cidadão com boa vontade, bom senso e tato não veja sentido em cumprir. Ah, e vale a pena! É tão bom rever e usufruir quem a gente quer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário