Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

História 'Abster-se-á de vinho e de bebida forte (NÚMEROS 6 : 3)'








1. Quem começou tudo, judeus ou islâmicos?

É difícil determinar exatamente quando o café foi identificado e consumido pelo homem pela primeira vez, dando início ao hábito natural mais importante e saudável do mundo: o de tomar café. Alguns historiadores e curiosos acreditam que a planta foi descoberta na região de Kaffa na Etiópia em torno do ano 600 de nossa era (A.D.= Anno Domini), quando um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam excitadas após comerem os grãos de uma plantinha vermelha, o café. Kaldi também comeu os grãos de café e sentiu seus efeitos estimulantes, ficando nem humorado e desperto todo o dia. Para viajar resolveu torrar os grãos e preparar uma bebida - pronto, estava descoberto o café ?????.

Pastor Kaldi

Mas a planta Coffea arabica e C. robusta precisam apenas de água, solo quente, iluminação e ventilação para crescer. Por isto a planta talvez existisse há milhares de anos antes do pastor Kaldi, sendo consumida esporadicamente. No Pentateuco, elaborado por Moisés, o quarto livro, NÚMEROS, recebeu este nome por causa dos dois censos a que foi submetido Israel no deserto e narra a vida de um povo ainda em formação e suas peregrinações a caminho da Terra Prometida, liderados por Moisés, onde o nazireato (Nazireu é toda pessoa consagrada a Deus) foi institucionalizado e regulamentado por lei (NÚMEROS 6:1-21). O livro cita um trecho, onde Deus falou a Moisés (Séc. XIV a XIII a C.) que quem quisesse fazer um voto especial de nazireu, deveria abster-se de vinho e de bebida forte.
Moisés

Isto ocorreu em torno de 1275 a . C (antes de Cristo). Seria esta bebida forte o café ? Naquela época não haviam bebidas destiladas (alto teor alcoólico) e o vinho era bastante consumido, pois a água era muito contaminada. Será que os hebreus ferviam a água com grãos de café para torná-la forte e pura?.

Alguns séculos mais tarde, após o reinado do primeiro Rei de Israel, Saul, assumiu Davi, o maior de todos os reis de Israel, que reinou de 1000 até 962 a. C. Em sua juventude Davi foi um atleta e depois um grande músico, pois sua reputação era tal que tocava para o rei Saul, o qual sofria de depressão e melhorava ao ouvir a música. Davi possuía um grande talento poético e escreveu algumas das maiores obras primas da literatura espiritual. Em toda a história da humanidade nenhuma poesia tem sido tão constantemente usada como os Salmos de Davi. Também foi um general capaz e conduziu com grande êxito suas campanhas militares. Perseguido pelo rei Saul, Davi viveu durante um período uma perigosa vida de um fugitivo. Mas soube ser generoso ao poupar duas vezes a vida de Saul, seu perseguidor (1 SAMUEL 24:1-15 ; 26:1-20) Deus o escolheu como sucessor do rei Saul e, humildemente foi ungido pelo profeta Samuel (1 SAMUEL 16:12-13).
Rei David

Depois da morte de Saul, tornou-se primeiro rei de Judá, tornando-se alguns anos mais tarde rei de toda Israel. Tomou Jerusalém e a estabeleceu como capital e levou a arca de Deus para lá. David teve várias esposas e diversos filhos e amou também o filho de Saul, Jônatas. Mais tarde enfrentou a rebelião de seu filho Absalão, que havia assassinado seu irmão por parte de pai, Amnom, pois este tentara seduzir sua meia-irmã, Tamar. Davi era um grande chefe político e militar experiente, mas um pai fraco. Absalão queria o trono de Israel e iniciou uma campanha militar contra o pai, o qual queria que seu outro filho, Salomão, assumisse o trono de Israel. Durante a luta, Davi cruzou o rio Jordão, perseguido pelo exército de seu filho Absalão. Quando Davi chegou a Maanaim, cansado e deprimido, foi-lhe oferecido uma bebida feita de grãos torrados, que bem poderia ter sido café:

"E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, 28 Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas, E mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento"
(2 SAMUEL 17: 27-29)

É muito provável que a bebida feita com grão torrado naquela época, 1.000 a. C., fosse o café. Assim, Davi e seus homens ganharam forças para enfrentarem Absalão. Os exércitos de pai e filho de defrontam, o filho rebelde é derrotado e morto, apesar das ordens contrárias do rei. Uma lição fica evidente neste trecho Bíblico: a de que os filhos não devem se rebelar contra os seus pais, mesmo que estes tenham suas fraquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário