Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

De onde vem esta tal agressividade?em seu animalzinho.



O que será que faz de certas raças tais como Rottweiller, Dobermann, Pastor Alemão, entre outros, verdadeiros vigilantes natos? Instinto, criação ou puro adestramento? Diversas especulações têm sido feitas a respeito do comportamento naturalmente agressivo de certos cães. Mas será que se trata realmente de um comportamento natural?

É fato que cães podem exibir comportamentos agressivos diante de dor, medo ou frustração, numa interação competitiva e, principalmente, na tentativa de defender seu território ou uma posição hierárquica ameaçada. Fatores como idade, sexo, ambiente e até alguns hormônios podem contribuir com o comportamento agressivo de certos cães. Além disso, quando treinados para isso e, principalmente, quando a herança genética ajuda, o desempenho deles é ainda mais eficiente o que faz de certos cães agressores em potencial. Mas o que mais nos surpreende são aqueles que defendem a casa e a família sem terem sido treinados para tal.

Para tentarmos entender a origem desta agressividade tão evidente em certos cães é preciso rememorar as origens de certas raças caninas além de verificar como este comportamento ocorre entre os lobos, já que são os ancestrais caninos. Os lobos se organizam em matilhas e ao líder desta é delegada a função de segurança, guarda e proteção de todo o grupo, além da vigilância do território. Na tentativa de manter o grupo unido, ele exibe comportamentos desafiadores aos intrusos. Assim essa característica presente nos cães domésticos pode ter sido herdada de seus ancestrais, apenas com a diferença de que agora a “matilha” se chama “família”. Por outro lado, a maior aptidão de certas raças para a vigilância territorial e proteção pode ter surgido nos próprios antepassados quando a raça foi originada. O Rottweiller, por exemplo, era inicialmente utilizado como boiadeiro de rebanhos, além de puxador de carroça e guarda, isso na época do Império Romano. Já os “tataravôs” do nosso atual Fila Brasileiro caçavam escravos fugidos. Com o Pit Bull também não poderia ter sido diferente. Em seus antepassados tiveram grande participação na luta contra touros em espetáculos semelhantes as atuais touradas. Mais tarde, o palco foi substituído pelas arenas das rinhas de cães. Assim, de geração para geração, características foram passadas e o comportamento de cada raça foi sendo selecionado agrupando habilidades importantes para o tipo de função que desempenhavam. Não há duvidas de que para o papel que estas raças exerciam originalmente, agressividade era um quesito fundamental...

Felizmente, essa predisposição genética pode ser, ate certo ponto, moldada através de treinamento. Isso não significa que somente com doses de carinho e um bom adestrador você conseguirá fazer de sua fera um animal extremamente confiável, mas pode chegar quase lá. Comece desde cedo. Agora se você já tem um mini Poodle que ataca toda a família e ninguém consegue tirá-lo do sofá, pense duas vezes antes de adquirir um filhote de Rotweiller. O controle é possível, mas muitas vezes pode ser dificílimo para donos não muito rigorosos e firmes.

Devemos lembrar que nem sempre o adestramento é suficiente para combater a agressividade de um cão ou mesmo reduzi-la a níveis aceitáveis. Nestes casos um especialista em comportamento animal deve ser consultado. Ele avaliará melhor a situação e, principalmente, sua capacidade de evitá-la. Às vezes é necessário associar terapia comportamental e uso de medicamentos. O bem-estar de seu animalzinho, o seu, e de toda a sua família estão em jogo. Tenha paciência e se empenhe ao máximo nesta batalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário