Minha lista de blogs

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conheça os alimentos que "detonam" a barriga Alguns nutrientes evitam que a gordura se acumule na região abdominal; conheça




Assim como há alimentos que aumentam a barriga, há também aqueles que ajudam a... eliminá-la! Ficou surpreso? Patrícia Baston Frenhani, professora de nutrição da universidade Puc-Campinas, explica que é exatamente isso.

- Dietas ricas em gordura monoinsaturada, como o azeite de oliva extravirgem, evitam que a gordura se acumule na região abdominal.

E sabe qual é o melhor momento de consumir esses alimentos “santos”? Surpreenda-se: no café da manhã.

Isso porque os fenólicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias contidas nesses alimentos, têm maior capacidade de "nocautear" a gordura quando você acorda. Mas nem por isso você deve se entupir de azeite, pois mesmo assim ele não deixa de ser calórico (uma colher de sopa chega a ter cerca de 140 kcal).Conquistar uma barriga sarada não é impossível, basta equilibrar o organismo e comer os alimentos certos.Acabe com a barriga até o verão

Gordura saliente na região do abdome é a mais fácil de ser eliminada.A barriguinha saliente é uma assombração entre homens e mulheres. Ninguém gosta, acha bonito ou quer uma dessas para si. A boa notícia é que, segundo Cláudia Cozer, endocrinologista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), esse tipo de gordura é mais fácil de ser eliminada em relação a dos quadris e coxas.Com pequenas substituições no cardápio e mudança de atitudes, você pode diminuir a barriga até o verão, e sem muito sofrimento.Nem sempre a barriga é sinal de sobrepeso; ela pode aparecer por diversos motivos, como má alimentação, postura e genética.Conheça os alimentos que detonam a barriga
Tanto a pochete (aquela “bolsinha” que você enxerga quando olha para baixo), quanto os pneuzinhos (aquelas gordurinhas que saltam na lateral da calça), incomodam quem quer um corpo em forma. E nem sempre a pancinha é sinal de sobrepeso. A danada pode aparecer por diversos motivos, como má alimentação, postura e genética.

A nutricionista Mariana Del Bosco, também da Abeso, conta que alguns alimentos causam má digestão, o que pode deixar a barriguinha com aparência de estufada.

- Os alimentos que frequentemente estão associados a essa sensação são as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico) e as crucíferas (couve, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas).Quem adora essas comidinhas, não precisa eliminá-las do cardápio, mas apenas consumi-las com moderação. De qualquer forma, elas não são responsáveis pelo aparecimento de gordura, apenas inchaço. Há sim outros alimentos que influenciam (e muito!) para que a gordura se estoque na barriga. Patrícia Baston Frenhani, professora de Nutrição da Universidade Puc-Campinas, explica que os principais grupos são a gordura saturada e hidrogenada rica em trans.
Outro vilão é o pãozinho. Um estudo feito na Universidade Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, concluiu que o pão de forma branco aumenta a barriga. O estudo analisou 459 homens e mulheres. Aqueles que passaram por uma dieta à base desse alimento tiveram um amento da circunferência da cintura três vezes maior do que aquelas que passaram por uma dieta à base de comidas integrais. Sentiu o drama?Para os estudiosos, uma das explicações seria o fato de que, como as comidas integrais são ricas em fibras, dão uma sensação de saciedade e, por isso, as pessoas acabam comendo menos. Mariana explica que além dos carboidratos refinados (massa, pão branco), outros alimentos contribuem para o aparecimento da barriguinha, como as bebidas alcoólicas, o açúcar e doces em geral.

- Esses alimentos têm digestão rápida e aumentam a disponibilidade de açúcar no sangue. Isso faz com que haja maior produção de insulina pelo pâncreas.

A longo prazo, o corpo não é capaz de usar essa insulina como deveria. Assim, o metabolismo entende que deve enviar o açúcar do sangue às células e o resultado disso você já sabe: excesso de peso.

- A dieta ideal para perder gordura na região da barriga deve ser composta por carboidratos integrais, de digestão lenta e por gorduras boas, como as poliinsaturadas e monoinsaturadas.
Outros alimentos também podem exercer o papel de detonadores de gordura:Fibras: elas estão presentes nas frutas, nos vegetais e nos cereais integrais. O consumo ideal está entre 20 e 30 gramas por dia. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a adequar a ingestão de energia.Cálcio: esse nutriente é encontrado em laticínios magros, como leite desnatado, queijo branco, ricota, coalhada e iogurte. Ele ajuda a detonar a gordura das células, além de diminuir a perda de massa muscular. Você deve comer três porções por dia.
Vitamina D: além de promover a absorção de cálcio,tem ação anti-inflamatória. A dose diária recomendada é de 5 mcg. As melhores fontes são os peixes e as gemas de ovos. A exposição ao sol diariamente também ajuda o organismo a absorver essa vitamina.Gorduras monoinsaturadas: estas gorduras, encontradas em nozes, azeite, canola e abacate, aumentam a sensação de saciedade, diminuem o colesterol sanguíneo ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL).

Proteínas magras: comer peixes, aves ou cortes magros de carne vermelha ajuda a suprir nutrientes essenciais e ainda diminui o apetite. O corpo precisa se esforçar mais para digerir esse nutriente, fazendo o metabolismo queimar mais calorias e deixando a pessoa saciada por mais tempo.

Chá verde: rico em antioxidantes (catequinas) que protegem o organismo, a ingestão de três copos de chá verde diariamente pode dobrar a velocidade da perda de peso. Combinar o chá com frutas cítricas, como laranja ou limão, potencializa ainda mais, pois estes alimentos estimulam a absorção das catequinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário