Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

Acasalamento e Cuidados com a Ninhada



Acasalamento e Cuidados com a Ninhada

Quando pretendemos acasalar uma cadela, alguns cuidados devem ser tomados mesmo antes do inicio do cio. É aconselhável que se aguarde, no mínimo, o terceiro cio para que a cadela atinja um desenvolvimento físico ideal e um pouco mais de maturidade para cuidar da cria sem machucá-la. Cadelas muito novas, são às vezes muito estabanadas e acabam causando acidentes sem querer.

Um dos cuidados mais importantes a ser tomado antes do cio, é o exame de displasia (clique aqui para ler o texto específico sobre displasia). Este exame que deve ser feito em todos os cães da raça labrador assim como em outras raças que tem propensão a essa má formação. O exame de displasia deve ser feito a partir de um ano de idade e o cão é sedado para que seja possível o posicionamento correto onde as patas de trás que devem estar bem esticadas sem o cão oferecer resistência. Após ter sido radiografado, o cão deverá ser microchipado ou tatuado com o número do seu pedigree para que se possa identificar o laudo correspondente àquele cão.

Caso o seu veterinário não faça RX ele certamente saberá indicar algum colega que faça o laudo oficial.

Outro exame que muitas vezes é solicitado na hora do acasalamento é o de Brucelose, uma doença altamente contagiosa através do acasalamento e de tratamento muito difícil. Para esse exame só é necessário uma amostra de sangue e alguns dias de antecedência até que saia o resultado. É claro que vacinas e exame de fezes devem estar atualizados antes da chegada do cio.

Finalmente o grande momento: a escolha do macho que será o pai da ninhada. É importante usarmos um pouco de senso crítico nessa hora. Precisamos avaliar bem as qualidades e os defeitos de nossa cadela para que, ao escolher o futuro ‘marido’ possamos corrigir eventuais falhas escolhendo assim um macho que tenha qualidades onde a cadela tem defeitos e vice-versa. Por exemplo, se a cadela tem a cabeça leve devemos escolher um macho com uma ótima cabeça e assim por diante.

Eu costumo acasalar minhas cadelas por volta do décimo dia de sangramento e inicio o pré-natal logo em seguida. Acho aconselhável procurar seu veterinário para fazer o acompanhamento desde cedo.

Ninhada

A cadela cruzou e os dias estão se aproximando. O parto costuma acontecer entre 58 e 63 dias após o primeiro acasalamento. E agora, como proceder?

Em primeiro lugar não se apavore! As cadelas costumam lidar muito bem com isso, principalmente as que tiveram todas as suas necessidades atendidas durante a gestação como uma boa alimentação e o acompanhamento de um veterinário.

Procure escolher com antecedência o local mais indicado para sua cadela dar cria, comece já algum tempo antes fazendo com que esse local se torne interessante e aconchegante para ela caso não seja o local a que ela esta acostumada a ficar. Providencie uma caixa que pode ser de madeira, fibra ou qualquer outro material possível de ser higienizado e que conserve um pouco a temperatura. Você pode usar jornal para forrar desde que tenha pelo menos uma semana para que o cheiro da tinta não provoque nenhum contratempo na mãe ou nos filhotes . Procure escolher um local bem quentinho e ao mesmo tempo ventilado pois os filhotes, ao nascerem, não tem temperatura corpórea constante e necessitam do calor da mãe para manter sua temperatura. Por esse motivo também o tamanho da caixa é muito importante, tem que ser suficiente para a mãe se movimentar e deitar com facilidade para amamentar os filhotes mas não pode ser grande demais senão os filhotes se afastam e tem dificuldade em localizar a mãe de volta para se manterem aquecidos.

Em geral no dia de dar cria as fêmeas não se alimentam e ficam com um comportamento estranho, algumas procuram se esconder enquanto outras não querem sair de perto do dono. Procure, dentro do possível, respeitar os desejos da cadela que se sentirá mais segura se você ajudá-la. Quando ela começar a cavar o chão (e isso acontece mesmo que na sua casa não tenha jardim) é sinal que as contrações começaram. Esse processo pode levar algumas horas até que a cadela atinja a dilatação e força de contrações necessárias para expulsão dos filhotes. Eles nascerão um a um e pode haver um intervalo de até 2 horas entre um nascimento e outro e mesmo assim tudo estará correndo muito bem e dentro do esperado.

Cada filhote vem envolvido em uma bolsa que chamamos de placenta, ela deverá estar cheia de liquido e, se não romper ao nascimento a fêmea o fará, ela deve ingerir toda a placenta e cortar o cordão umbilical com os dentes, então começará a lamber intensamente o filhote para estimulá-lo a respirar e livrar o nariz e a boca de restos dos líquidos presentes na bolsa. Muitas pessoas ficam aflitas achando que a cadela vai comer o filhote ou que simplesmente ela não vai saber o que fazer, isso pode até acontecer mas são situações anormais e em geral acontecem com cadelas desequilibradas emocionalmente ou mal nutridas portanto não se aflija e deixe que natureza faça o seu papel.

Assim que nascem, os filhotes choram e vão mamar. Não se assuste se ao procurar mamar ele sugar a vulva da mãe, isso também é normal e ele não errou o caminho não, está sim adquirindo bactérias não-nocivas à saúde e essenciais para formação da flora intestinal. A mãe também deve lamber bastante os filhotes para estimulá-los a urinar e defecar pois ainda não conseguem fazer isso sozinhos. Ao final da cria a mãe relaxa e dorme por algum tempo, indicando que, provavelmente. não há mais filhotes por nascer. A cadela deve ainda ter um sangramento vaginal que tende a passar do vermelho para um tom marrom e vai diminuindo ate sumir por volta de 15 a 20 dias pós-parto. Não se esqueça de que a cadela ao amamentar sente muita fome e precisa de mais alimento do que está habituada e principalmente muita água para produção do leite.

Não deixe de procurar o veterinário de sua cadela para todas as orientações necessárias no pré e pós-parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário