Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

11 dicas para conquistar os cabelos dos sonhos.Resolva os problemas do cabelo em 5 minutos





Fios lisos, enrolados ou ondulados...não importa o tipo do seu cabelo, o que importa mesmo é mantê-lo sempre bonito e saudável. E isso é possível sim, basta você tomar certos cuidados, que na verdade são bem simples, mas que no final fazem toda a diferença.

As proprietárias do salão de beleza Laces and Hair, Renata Souza e Cris Dios, fizeram uma lista com 11 dicas para manter um cabelo (qualquer tipo de cabelo) impecável. Se os passos forem seguidos à risca, você vai conquistar fios de dar inveja. Confira:

1. Não prender o cabelo molhado ou dormir com ele úmido. As especialistas explicam que tais atitudes deixam os fios opacos e mais propensos à proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de favorecer a quebra.

2. Essa dica é para quem tem raiz oleosa: procure esfregar bem o shampoo no couro cabeludo. Assim, os fios não ficam pesados nem sobra oleosidade. Mas lembre-se de retirar bem o shampoo depois.

3. Diluir o cosmético em água para não “pesar” funciona. Mesmo assim, se após a lavagem os fios não estiverem soltinhos, das duas uma: ou o cosmético não é para você ou o enxágüe não foi bem feito.

4. Aplicar o shampoo duas vezes é importante, sim! A primeira remove a sujeira mais pesada e a segunda limpa profundamente e consegue remover resíduos.

5. Para os cabelos com cachos: com a cabeça inclinada para baixo, espalhe uma pequena quantidade equivalente a uma moeda de R$1 de creme para modelar cachos nos fios molhados. Coloque uma toalha na ponta e amasse-os bem, de cima para baixo, repetidas vezes. E, melhor, dispensa o uso de secador.

6. Para dar brilho nos cabelos: “Procure usar, no último enxágue da lavagem dos fios, água mineral. O efeito é fantástico! Funciona até para madeixas coloridas e ressecadas. Livre de metais pesados e rica em minerais, ela equilibra o ph das fibras capilares e do couro cabeludo, deixando-as mais brilhantes e soltinhas”, revelam as especialistas.

7. Dê um basta nas pontas duplas! Para isso, faça tratamentos com vitaminas, “mas faça com certa frequência”, recomendam as especialistas.

8. Para um “efeito escova duradouro”...evite mexer muito no cabelo. Até porque passar muito a mão ou viver penteando os fios, além de acabar com o efeito, provoca oleosidade. Na hora do banho, nada de prender e colocar touca de plástico. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha ou camiseta para proteger a cabeleira do vapor quente.

9. Para não acordar despenteada, torça o cabelo e faça um coque antes de dormir. “Esse truque valoriza o ondulado de tal maneira que vai parecer que acabou de sair do salão logo de manhã”, ensinam Renata e Cris. Fazer a velha e conhecida touca também ajuda a não acordar com os fios armados. “Tenha em casa uma fronha de cetim, ajuda muito para não acordar com os fios arrepiados”, completam.

10. Quem tem tintura nos cabelos deve ficar atenta a essa dica: se a tintura ou luzes começarem a desbotar, experimente fazer a risca da cabeça do outro lado. “Os fios que ficam mais cobertos costumam sofrer menos com a ação do vento, sol, frio, calor e por isso se mantêm bonitos por mais tempo”, justificam as especialistas.

11. Massageie o couro cabeludo! Por que? A gente explica: estimular o couro cabeludo significa melhorar a irrigação sanguínea e, conseqüentemente, a distribuição de nutrientes. Portanto, habitue-se a massageá-lo (com a ponta dos dedos ou escovar) antes da lavagem.

Esses pequenos hábitos podem mudar seu look, deixando seus cabelos muito mais bonitos, sedosos, macios, arrumados e brilhantes e com vida! Veja quais são mais específicos para seu tipo de cabelo e experimente!...............Resolva os problemas do cabelo em 5 minutos.Frizz, raiz oleosa, raiz branca, volume, fios embaraçados, pontas secas.... ai, são tantos os dilemas diários dos cabelos, que rende até história. Mas o fato é que a gente sofre de verdade com esses problemas. Eles atrasam a nossa agenda e irritam bastante. Calma, a gente vai te ensinar a solução:

O frizz do meu cabelo me mata!
O frizz é o problema de muita gente, principalmente aqui no Brasil, pelo nosso clima. Quando chove ou quando suamos, então, nem se fala. Para evitá-los, corte a temperatura muito elevada para secar os fios. Se tiver cabelos lisos ou levemente ondulados, passe um fluido anti-frizz, seque os fios por inteiro e depois passe a mão de cima para baixo, alisando os fios desde a raiz. Passe silicone nas pontas para finalizar e abaixar as pontas espigadas.

Quem tem cabelos cacheados deve optar pela secagem natural. Depois de passar um leave-in ou um modelador de cachos, a mulher deve amassar os cabelos debaixo para cima de preferência com uma toalha seca

Meu cabelo está sujo e oleoso e eu estou atrasada. Não vou ter tempo para lavá-lo!
Calma! Tente lavar a parte da frente. Isso já vai ajudar bastante. Caso não dê certo, faça um rabo de cavalo bem alto. Além de uma opção bacana para todas as horas, ainda pode valorizar muito o seu rosto se você fizer uma maquiagem que realce seus pontos fortes e esconda os defeitinhos. Outra opção para quem tem cabelos claros é optar pelo talco. Isso mesmo. O talco quando jogado na raiz em pequena quantidade, “suga” a oleosidade e melhora o aspecto dos fios. Mas isso é só para quem tem cabelos louros ou castanhos claro, senão o contraste da cor branca do talco vai ficar muito evidente com o fundo da cor dos fios, o que vai acabar com o truque.

Meu cabelo está denunciando minha idade: raiz branca a vista!!!
Se os seus fios são escuros, pegue seu rímel e passe na sua raiz no sentido em que os fios nascem, alisando-os para baixo. O resultado é um tingimento temporário que pode durar a night inteirinha. Mas tente passar pouco, apenas para cobrir os fios brancos mesmo. No dia seguinte, corra para o salão.

Lavou, armou! Me ajudem, por favor!
Esse truque só vale mesmo se o cabelo acabou de ser lavado. Ele não precisa estar úmido e nem molhado. Mas é necessário que suas madeixas estejam limpas e “fresquinhas”.

Independentemente se seu cabelo for liso, enrolado, ondulado, cacheado, alisado ou etc, pegue seus fios, passe silicone ou um fluido anti-frizz da metade de baixo dos seus fios e faça uma trança baixa. Não mexa mais. Quanto mais tempo você puder deixa, melhor, seu cabelo vai acostumando com um menor volume, embora faça ondas leves. Depois disso, só retoque o silicone nas pontinhas.

Não agüento os nós dos meus fios
Já experimentou cortar as pontinhas dos seus cabelos? Se não adiantar, hidrate-o bastante. Agora, se isso for uma característica do seu cabelo, não tem jeito. O truque é deixar o seu cabelo livre. Faça um visual mais gata selvagem, não precisa ter aquele cabelo certinho. Seque a parte da frente e faça um volume natural. É bonito, é prático e é sexy! Experimente dar uma folguinha aos seus fios!

Minhas pontas secas!
Se você não tiver como cortá-las, passe silicone nas pontas ou leave-in.Desvende 10 mitos e verdades sobre os fios...........Cabelo dá trabalho mesmo, não tem como negar. As características de cada fios geram dúvidas sobre cuidados e tratamentos. Por isso, o dermatologista especialista em cabelos e transplante capilar, Arthur Tykocinski desvenda 10 mitos e verdades sobre os cabelos. Confira:

1. Lavar os cabelos todos os dias aumenta a queda.
MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos, que integram o processo natural de renovação capilar.

2. A caspa favorece a queda.
VERDADE. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo (seborréia), seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Esse processo inflamatório mesmo sendo superficial pode acabar atingindo as células tronco do cabelo (bulge) que também se localizam superficialmente, próximas as glândulas sebáceas do couro cabeludo. Nesse caso, em pacientes com estágios iniciais de alopécia androgenética, pode acelerar a perda capilar, quando não tratada adequadamente.

3. A água do mar é boa para os cabelos oleosos.
VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

4. Se o fio branco for arrancando, o outro nascerá com a cor natural.
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.

5. O cabelo cresce mais rápido no verão.
VERDADE. O sol estimula alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina. Dessa forma, o bulbo capilar "trabalha" mais, o que acelera o crescimento dos fios.

6. Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento.
MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, há três ou quatro milímetros de profundidade. Nosso cabelo nada mais é do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

7. O estresse estimula a queda capilar.
VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. O estresse contínuo desencadeia o processo de envelhecimento do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta do estresse não é definitiva e ele voltará a crescer normalmente.

8. O cabelo cresce mais durante a gravidez.
VERDADE. Estimulado pelos hormônios, o cabelo cresce mais durante a gravidez. Após o parto, a mulher geralmente perde os cabelos que ficaram retidos. O feto consome muito nutriente e se a mulher não faz um acompanhamento ou não tem uma alimentação saudável, ela poderá apresentar uma deficiência de ferro e, consequentemente, sérios problemas de queda de cabelo. Além disso, se a mulher volta a praticar esportes com muito vigor, os músculos competirão pelo ferro com o cabelo, o que também poderá influenciar na perda de cabelo.

9. Dormir com o cabelo molhado facilita a queda de cabelo.
VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e consequentemente, a queda de cabelos.

10. Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda.
EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido pode aumentar a proliferação de fungos, com a dermatite seborreica e finalmente agravar a queda. Usado com cuidado, sem estar apertado e com os cabelos secos, não há problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário