Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de março de 2010

Saude da Mulher.COLPOSCOPIA.Como é feita a colposcopia.Video-colposcopia.





Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO.
Este aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal o médico examina o colo do útero com o colposcópio.
Também é com o colposcópio que é examinada a vulva, e o nome deste exame é vulvoscopia.Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
A colposcopia não dói.
Este exame é geralmente recomendado para mulheres que tem um resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de Papiloma Virus. ( HPV .O QUE É VÍDEO COLPOSCOPIA ?
É um aparelho que permite o exame do colo do útero e da vagina com aumento de até 40 vêzes. As lesões microscópicas do HPV e as lesões precursoras do câncer aparecem muito aumentadas permitindo ao médico orientar o tratamento. Além do colo do útero o vídeo colposcópio também permite o exame da vulva, sendo que neste caso o exame chama-se vulvoscopia.

QUEM FAZ VIDEO COLPOSCOPIA PRECISA FAZER O PAPANICOLAOU ?
Sim, ambos os exames são complementares. Um aumenta a capacidade do outro. A video colposcopia deve ser feita no mesmo período do preventivo de câncer normal.

O QUE É HPV?
É um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres.
O HPV é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero.
Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.
Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração em seu corpo.Leia outros artigos do Dr. Sérgio dos Passos Ramos sobre HPV e Câncer de Colo do Útero em www.gineco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário