Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de março de 2010

MIOMATOSE UTERINA

Miomas uterinos, também conhecidos por fibromas, são tumores benignos do útero. Compostos de tecido muscular, são as massas uterinas mais comuns e freqüentes, sendo sua incidência de 25% ao redor dos 35 anos.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento é dependente de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.

Os sintomas são muito variáveis. Entre todos o mais freqüente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. A dor pode se apresentar em forma de cólica menstrual (dismenorréia), mas se ocorrer de maneira repentina e severa requer avaliação, podendo indicar uma torção. Alguns sintomas compressivos podem ocorrer, tais como aumento da freqüência urinária, retenção de urina, constipação e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas.

O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico, revelando um útero aumentado de tamanho, nodular ou assimétrico. A ecografia pélvica transvaginal confirma o diagnóstico e exclui outras patologias. Um exame histológico deve ser realizado antes de uma cirurgia para descartar condições malignas. Não existe prevenção conhecida para essa patologia.

O tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. Na conduta deve-se controlar o crescimento do mioma. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Meu médico disse que tenho miomas preciso operar?

Cirurgia é o único tratamento para sangramento vaginal causado por miomas uterino?

Quais as doenças que posso descartar antes de fazer tratamento não cirúrgico para tratar o sangramento vaginal decorrente dos miomas?

Quais exames detectam a presença de miomas?

Se não tenho sintomas, preciso operar meus miomas uterinos? Existem outros tratamentos?

Tenho miomas e ainda não engravidei o que devo fazer? Devo remover meus miomas submucosos?

Já tive dois abortos espontâneos, meu médico disse que a causa são os miomas.O que devo fazer? Remover os miomas vai melhorar as chances de gestação?

Quais as consequências dos tratamentos cirúrgicos dos miomas sobre as minhas chances de engravidar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário