Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de março de 2010

A menopausa é a última menstruação da mulher.SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS - SOP . SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

Miomas uterinos, também conhecidos por fibromas, são tumores benignos do útero. Compostos de tecido muscular, são as massas uterinas mais comuns e freqüentes, sendo sua incidência de 25% ao redor dos 35 anos.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento é dependente de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.

Os sintomas são muito variáveis. Entre todos o mais freqüente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. A dor pode se apresentar em forma de cólica menstrual (dismenorréia), mas se ocorrer de maneira repentina e severa requer avaliação, podendo indicar uma torção. Alguns sintomas compressivos podem ocorrer, tais como aumento da freqüência urinária, retenção de urina, constipação e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas.

O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico, revelando um útero aumentado de tamanho, nodular ou assimétrico. A ecografia pélvica transvaginal confirma o diagnóstico e exclui outras patologias. Um exame histológico deve ser realizado antes de uma cirurgia para descartar condições malignas. Não existe prevenção conhecida para essa patologia.

O tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. Na conduta deve-se controlar o crescimento do mioma. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Meu médico disse que tenho miomas preciso operar?

Cirurgia é o único tratamento para sangramento vaginal causado por miomas uterino?

Quais as doenças que posso descartar antes de fazer tratamento não cirúrgico para tratar o sangramento vaginal decorrente dos miomas?

Quais exames detectam a presença de miomas?

Se não tenho sintomas, preciso operar meus miomas uterinos? Existem outros tratamentos?

Tenho miomas e ainda não engravidei o que devo fazer? Devo remover meus miomas submucosos?

Já tive dois abortos espontâneos, meu médico disse que a causa são os miomas.O que devo fazer? Remover os miomas vai melhorar as chances de gestação?

Quais as consequências dos tratamentos cirúrgicos dos miomas sobre as minhas chances de engravidar.Ovários policísticos, anovulação por retrocontrole impróprio, síndrome de Stein Leventhal.

O que é?

É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual e de amenorréia secundária.

Essa síndrome foi descrita pela primeira vez em 1935, por Stein e Leventhal, com as clássicas características de ovários policísticos: obesidade, amenorréia, infertilidade e hirsutismo.

Incidência

Estima-se que 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentem esse distúrbio.

Etiologia

A síndrome dos ovários policisticos não tem uma etiologia conhecida, mas sabe-se que ocorre uma disfunção hipotalamica(pituitária)e resistência a insulina. A hiperinsulinemia estimularia a produção excessiva de androgênios pelos ovários.

A anovulacao crônica mantem o estímulo do endométrio pelo estrogênio sem oposição, aumentando a incidência de hiperplasia endometrial e carcinoma de endométrio nessas mulheres.

Metade destas mulheres são hirsutas e muitas são obesas. Elas podem apresentar perfil lipidico alterado, predisposição ao DM tipo II e a doença cardiovascular.

Como se faz o Diagnóstico?

Pacientes com síndrome dos ovários policísticos têm, de modo característico, ciclos menstruais irregulares (amenorréia ou oligomenorréia).

Associado a anovulação crônica, as pacientes costumam apresentar hirsutismo (aumento de pêlos), acne, obesidade, infertilidade.

Algumas pacientes apresentam hemorragia uterina (sangramento vaginal aumentado e irregular).

Antes de diagnosticarmos síndrome dos ovários policísticos precisamos descartar outras doenças que podem manifestar-se com quadro clínico similar ao da síndrome dos ovários policísticos, tais como hiperprolactinemia (aumento da prolactina) e alterações da glândula supra-renal.

Quadro clínico

Pacientes com síndrome dos ovários policísticos procuram atendimento por diferentes motivos. Podem estar preocupadas com a irregularidade menstrual, com o excesso de pêlos, com a obesidade, com dificuldade para engravidar ou devido à acne de difícil tratamento.

Investigação

A história clínica é muito importante para o diagnóstico. Todas as causas de anovulação devem ser excluídas: ganho de peso excessivo, uso de drogas, secreção mamilar e outros quadros.

No exame clínico, devem ser pesquisados sinais de hiperandrogenismo: distribuição de pêlos, acne, distribuição de gordura corporal, trofismo dos genitais.

Nas pacientes obesas, deve ser lembrada a associação da síndrome dos ovários policísticos com a resistência à insulina (no futuro maior associação com diabete mélito tipo II).

Como se Trata?

O tratamento é dirigido à causa da anovulação. Quando for síndrome dos ovários policísticos (sem hipotireoidismo, sem alteração de glândula supra-renal, sem hiperprolactinemia) o tratamento é multifatorial e depende do objetivo da paciente com o tratamento.

Todas as pacientes obesas com ovários policísticos devem emagrecer.

O uso de indutores da ovulação, pílula anticoncepcional e outros tratamentos para acne e excesso de pelos serão utilizados conforme cada caso.

O seu médico, analisando o seu caso, deve estar apto a lhe indicar o melhor tratamento.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Minha filha menstruou normalmente, mas agora os ciclos estão ficando mais longos e às vezes ela nem menstrua. O que pode estar acontecendo?

Sempre fui gordinha e tenho muitos pêlos em todo o corpo. Agora não consigo engravidar. Quais os procedimentos que devo realizar?

Tenho diagnostico de PCOS. Devo me tratar por toda a vida.É uma das queixas mais comuns em ginecologia, atingindo desde adolescentes até mulheres após a menopausa.

As causas podem estar relacionadas a vários fatores como:
Gestação
Patologias ginecológicas orgânicas, tais como lesões da vagina e do colo uterino, câncer de colo uterino, câncer de endométrio, hiperplasia do endométrio, pólipo endometrial, miomatose uterina e tumores ovarianos produtores de hormônios
Causas clínicas como hiperprolactimemia, hipo ou hipertireoidismo, insuficiência renal e hepática, uso de medicação anticoagulante e tumores de supra-renal produtores de hormônios
Sangramento uterino disfuncional, causado por alterações da fisiologia dos hormônios sexuais sobre o endométrio, na ausência de patologias ginecológicas ou clínicas.


O diagnóstico deve incluir :
História
Exame físico com exame especular e colposcópico.
Métodos complementares de diagnóstico como ecografia pélvica, biópsia de endométrio e histeroscopia, que é o método ideal para o diagnóstico de patologia endometrial.


O tratamento será de acordo com a causa determinada, sempre levando em consideração a idade da paciente e pode incluir:
Medicação hormonal,
Anticoncepcionais orais,
Medicação anti-inflamatória,
DIU medicado com progesterona,
Histeroscopia cirúrgica,
Histerectomia .


.

2 comentários:

  1. TENHO DOIS MIOMAS AINDA PEQUENOS , MEU MEDICO ME ACONSELHO A FAZER A CIRURGIA FAZENDO A RETIRADA DE MEU UTERO ,OVARIOS E TROMPAS MAS Ñ ME SINTO SEGURA EM FAZER ESTE PROCEDIMENTO POIS MINHA MESTRUAÇÃO NÃO VEM MAS REGURLAMENTE E QUANDO VEM, ÑÃO SINTO COLICAS MESTRUAIS E VEM COMO SEMPRE VEIO FICANDO POR 5 DIAS NADA MUDOU DESDE O PRIMEIRO CICLO, AGORA AOS 45 ANOS MINHA MESTRUAÇÃO TEM FALHADO AS VEZES FICO DOIS A TRES MESES SEM QUE ELA VENHA, MAS ACREDITO QUE JA ESTOU NA MENO PAUSA, SERA QUE PRECISO FAZER MESMO ESTA RETIRADA TOTAL COMO ELE DISSE?OU POSSO TRATAR COM MEDICAMENTOS?

    ResponderExcluir
  2. Deus sabe o que faz . ele é o medico dos medicos. termine logo com isso. eu já fiz essa cirurgia e estou otima. boa sorte amiguxa amada.

    ResponderExcluir