Minha lista de blogs

quarta-feira, 10 de março de 2010

Insatisfação.... tem jeito?

Sentir-se insatisfeito com a própria vida é um sentimento que a maioria de nós experimenta ou já experimentou em algum momento. A insatisfação pode ter raízes muito mais profundas e geralmente está relacionada a emoções como a frustração, a mágoa ou uma autoconfiança frágil.

Quando a projetamos em circunstâncias exteriores de nossa vida -como a falta de dinheiro para adquirir algum bem material ou a não realização na área afetiva-, e não olhamos profundamente para nosso interior, a fim de descobrir onde ela se origina, podemos desenvolver um padrão mental de reclamações e queixas que alimenta ainda mais o ressentimento e a infelicidade.


Descobrir a fonte da insatisfação pode nos trazer respostas que a princípio podem não ser fáceis de encarar. Entretanto, olhar com coragem para nossos medos e covardias pode ser útil para enxergarmos as alternativas capazes de nos levar a um estado de realização e plenitude.


A atenção ao padrão usual de pensamentos que nossa mente cultiva é o passo inicial neste processo. Através dele, poderemos perceber até que ponto nos tornamos excessivamente queixosos e incapazes de vislumbrar uma nova maneira de lidar com a vida e seus problemas.


Conseguir dimensionar de modo realista aquilo que nos aborrece e distinguir o que é, de fato, significativo, é uma qualidade essencial para nos libertarmos da insatisfação e não permitir que ela se torne uma doença crônica.


A cura só vem quando colocamos todo o foco sobre as razões de nosso tormento e nos dispomos a realizar tudo o que estiver ao nosso alcance para experimentar uma nova energia.


"UMA MENTE QUEIXOSA, NUNCA ESTÁ EM PAZ...


Não reclame, não se queixe a respeito de nada. Pare de queixar-se por três dias!


Não reclame se a comida está ruim. Não resmungue se os mosquitos picam você à noite.


Por três dias permaneça em total aceitação de tudo o que possa acontecer. Os mosquitos ganharão algo, é claro, mas você ganhará mais, muito mais. Se a comida não está boa, ela prejudicará um pouco seu corpo, mas prejudicará você muito mais, se queixar a respeito.E há razões para isto - uma mente queixosa nunca está em paz. Nossas reclamações são insignificantes, mas o que nós perdemos é muito.Então, não reclame. Por três dias compreenda claramente que você não reclamará de nada. O que é, é. Da maneira que é, é. Aceite absolutamente.Então, estes três dias serão maravilhosos.


Se por estes três dias você permanecer acima das questões insignificantes, se você aceitar tudo como é e deleitar-se nisso, então você cessará de ter qualquer queixa para o resto da sua vida - porque, então, você saberá o quão tranquilo e alegre é viver sem lamentações.


Por três dias desista de todas as questões insignificantes!"


OSHO - In Search Of The Miraculous

Nenhum comentário:

Postar um comentário