Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como tratar um gato que está queimado.



Gatos têm uma alta resistência à dor, razão pela qual você deve procurar evidências de que uma queimadura aconteceu. Mas o mais importante é saber como tratá-lo em caso de queimadura.

Existem diferentes tipos de queimaduras (em inglês), então é importante saber lidar com cada um delas. Um gato pode ter queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau ou uma queimadura química. Produtos como desentupidores ou solventes de tinta podem causar sérios ferimentos na pele ou, se engolidos, podem causar envenenamento. Para prevenir acidentes dessa natureza, tais produtos devem ser mantidos fora do alcance dos gatos.

É provável que o gato queimado esteja assustado, especialmente se ele achar que você está o encurralando. Seja extremamente cauteloso ao se aproximar de um gato com suspeita de estar queimado. Para cuidar devidamente do animal, siga as dicas a seguir.


Queimaduras de primeiro e segundo grau

Os sinais de alerta de uma queimadura de primeiro grau são pêlos levemente chamuscados, lesões dolorosas ou pele avermelhada com algumas eventuais bolhas. Já os sinais de alerta de uma queimadura de segundo grau são pêlos chamuscados e lesões dolorosas que se tornam escuras, inchadas e com bolhas.

Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se ele estiver nervoso ou ansioso, o mais indicado é prendê-lo.



2006 Publications International, Ltd.
Passo 2


Passo 2: aplique água gelada ou compressas de gelo sobre a área queimada e deixe em contato com a pele durante 15 minutos. Não aplique pastas ou manteiga.

Passo 3: se a queimadura atinge grande parte do corpo ou se estiver em um local onde o gato consiga lamber, proteja a área com um curativo esterilizado, mas não use algodão.

Passo 4: enrole um pedaço de tecido ou outro material macio em torno do curativo e amarre, ou prenda, com fita firme o suficiente para mantê-lo no lugar.

Passo 5: leve o gato ao veterinário o mais rápido possível.

Queimaduras de terceiro grau

Os sinais de uma queimadura de terceiro grau são destruição de uma determina área da pele, lesões pretas ou brancas ou pêlo arrancado facilmente. Também observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou esbranquiçadas, assim como respiração e batimento cardíaco acelerados.


Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se ele estiver nervoso ou ansioso, o mais adequado é prendê-lo. Não aplique pastas ou manteiga.

Passo 2: aplique um curativo esterilizado sobre a área queimada, mas não use algodão.

Passo 3: enrole um pedaço de tecido ou outro material macio em torno do curativo e amarre, ou prenda, com fita firme o suficiente para mantê-lo no lugar.

Passo 4: leve o gato ao veterinário o mais rápido possível.

Queimaduras químicas

Os sinais de queimaduras químicas são odor químico como terebintina, gasolina ou inseticida, pele avermelhada e dor. Qualquer exposição externa a substâncias químicas pode se tornar perigosa para o animal devido ao fato de ele se lamber.



2006 Publications International, Ltd.
Passo 2


Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se ele estiver nervoso ou ansioso, o melhor a fazer é prendê-lo.
Passo 2: lave toda a área com sabonete suave ou shampoo e água. Deixe fazer bastante espuma e enxague totalmente. Repita quantas vezes forem necessárias para remover a substância química. Não use nenhum tipo de solvente.

Passo 3: aplique uma pomada calmante com antibiótico na área afetada.

Passo 4: ligue para o veterinário para receber informações adicionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário