Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como interpretar a linguagem corporal do meu gato?

Gatos usam todo o corpo para se comunicarem. Das orelhas à ponta do rabo, existem informações sendo transmitidas em qualquer movimento. Aprender a ler a linguagem corporal felina é um estudo fascinante para os donos.

Existe uma enorme riqueza de informações no rabo do gato, por exemplo. Quando está para o alto, seu gato está se sentindo bem e pronto para interagir. Batendo ou com um movimento forte de balanço, pode indicar irritação - quanto mais rápido for o movimento, mais agitado estará o seu gatinho. Mas se ele estiver balançando lentamente, é sinal de que seu gato está curioso e interessado no que está acontecendo, ou que ainda não se decidiu se está feliz ou irritado. Quando as orelhas estão inclinadas para frente, elas também sugerem que seu gato está curioso e amigável.

Quando ameaçados, os gatos podem fazer com que seus corpos pareçam maiore,s arqueando as costas e arrepiando o pêlo. Isso não significa que estão prestes a atacar - geralmente é um blefe e simplesmente indica que estão tentando parecer ameaçadores. "Cuspir" e mostrar os dentes é outro aviso. Um gato que olhar diretamente nos seus olhos com os próprios olhos semi-abertos indica que o ama e confia em você. E quando ele virar a barriga para você coçar e acariciar, isso também indicará confiança total. Se, quando estiver prestes a ser acariciado, o gatinho levantar as costas para alcançar a sua mão, isso é também um sinal de afeto - seu toque passa uma sensação boa a ele.

Existe outro lado da linguagem corporal - o lado humano. Seu gato também observa seus sinais e provavelmente está mais consciente deles do que você mesmo. E, apesar de existirem muitos sinais universais , haverá outros que serão exclusivos do seu gato. Cada animal encontra sua própria maneira de se comunicar

Um comentário: